segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Molho fermentado de pimenta

O vinagre de kombucha é pra dar um começo na fermentação.
Vinagre pasteurizado não serve, não. Não tendo kombucha, faça com água
mesmo. Ou caldo de cana. 

Tire as pontinhas da pimenta e lave bem

Desde que nosso pé de pimenta dedo-de-moça em Piracaia desembestou a dar pimentas, também desembestei a fazer este molho fermentado. Não peguei receita de lugar nenhum. Simplesmente supus que batendo a pimenta, juntando sal e um pouco de kombucha ou vinagre de kombucha, ele ia fermentar e me dar um molho gostoso e vermelhinho. Não é difícil de imaginar, diga-se. Não fiz com água ainda, mas vai fermentar também, talvez com um pouco de retardo, mas vai. Com caldo de cana também deve ficar bom. Vale tentar. 

Bem, o jeito que fiz já tinha explicado lá no InstagramFermentadas: pimentas dedo dedo de moça verde ou vermelha ( fiz com as duas, orgânicas do sítio) 4% de sal e kombucha suficiente pra bater no liquidificador. Despeje num vidro, coloque uma bexiga ou luva de silicone na boca do vidro e deixe em temperatura ambiente pra fermentar. A bexiga / luva vai encher. Solte o gás, cubra de novo. Solte a o gás sempre que encher. Quando não houver mais gás, 3, 4 dias, tampe e guarde na geladeira pra sempre. 

E aqui, de outro jeito, mas igual:  molho de  pimenta fiz assim: peguei um tanto de pimenta dedo-de-moça que colhi no sítio, lavei bem, tirei o cabinho e bati no liquidificador com um pouco de kombucha pronto. Juntei sal - 1 colher (chá) para cada xícara da mistura. Coloquei num vidro, deixando 1/3 do volume livre, tampei bem e deixei fermentar durante 3 dias - abrindo o pote de tempos em tempos pra soltar o excesso de gás. Quando acabou a fermentação, fechei o vidro e guardei na geladeira. Se preferir, se ficar com medo de o vidro estourar - se você não for tirando a pressão, pode acontecer - é melhor acoplar à boca do vidro uma bexiga de aniversário ou uma luva de silicone. Faça um furo com uma agulha e o gás carbônico vai sair por aí sem deixar entrar oxigênio. Ou faça como mostrei aqui.





3 comentários:

Cariana Maluca disse...

Neide, admiro muito seu blog e sua colunano estadao. Mesmo quando não dá pra fazer igual inspira outras ideias. Muito bom.
Pergunto: dá pra usar soro de kefir de leite no lugar de vinagre de kombucha pra catalizar a fermentação?
Desde já obrigada.
Luciana

Neide Rigo disse...

Luciana, obrigada. Dá pra usar soro de kefir, sim.
Um abraço,n

Manuel Andrade disse...

uma vez depois de lavar as pimentas, as deixei no sol para secar, depois imergi no azeite e elas fermentaram. E ficou bem forte! Depois conversando com uma amiga ela falou que o sol fazia fermentar. Vou tentar essa de kefir...