quinta-feira, 8 de junho de 2017

Xampu de dilênia - fruta-cofre, maçã-de-elefante, pataca, chalta

Antes de continuar, recomendo que veja o link: https://come-se.blogspot.com.br/2017/06/dilenia-fruta-cofre-fruta-da-pataca.html . Dilênia foi tema de minha coluna de hoje.

Durante o preparo das receitas, não pude deixar de separar os miolos - o fruto propriamente dito. Dentro dos gominhos há uma mucilagem transparente terrivelmente liguenta como clara de ovo.  Logo pensamos na goma da babosa, do quiabo e do próprio ovo. Só que é muito mais forte. Então resolvi bater no liquidificador tudo, peneirar e usar como xampu. Depois de ter usado o gel e ter aprovado o resultado, fiquei pensando que já deveria existir algo a respeito. E, claro, existe. Esta  mucilagem realmente é usada em algumas regiões de países asiáticos como xampu para evitar queda de cabelo e caspa. De resto, deixa o cabelo super sedoso.
Simples assim:  o fruto da foto batido no liquidificador
com água e peneirado

Para quem quiser, basta adicionar umas gotas de óleo aromático para que o gel fique parecendo um xampu cheiroso. Uns três frutos com água que encha um copo de liquidificador tende bastante xampu com consistência gelatinosa. Só tome cuidado para que não escorregue do cabelo como uma clara de ovo. O ideal é passar com o cabelo seco, massagear bastante e só então deixar cair água. Não é de comer, mas é com ingrediente de comer, não tóxico, não poluidor, sem corantes, sem espessante. Puro como veio ao mundo, que a gente merece.

Agora é separar o gel e bater em neve. Vamos ver se rola.




5 comentários:

Andrea disse...

Este estilo de vida é um exemplo para seguir para o dia-a-dia, trabalho de hermosa.

Adeilma disse...

Gostaria de saber as propriedades e composição da dilenia indica,ela é muito ácida pode ser usado como limpeza de fígado? Porque si tomada em jejum, causa vômito.
Obrigada 😃

Anônimo disse...

Meu nome é Milva! Um dia cortando a dilenia indica para colocar no álcool, percebi uma seiva gelatinosa nos gominhos! Separei, coloquei de molho e passei nos meus cabelos crespos, e usei junto óleo de rícino junto, ficou maravilhoso! Sou alérgica a produtos industrializados! Dilenia é show!

Anônimo disse...

Fiz e adicionei a shampoos e condicionadores com uns 50 ml nos frascos. Logo iriam acabar, e ficou excelente. Também enchi completamente uma embalagem de óleo de argam original que estava bem no finalzinho. Esse ficou maravilhoso , dá brilho e muita saúde ao cabelo.

COCO disse...

Megan Rapinoe suffered a painful end to her football career as the American star had to leave the pitch just three minutes into her farewell game. รับสร้างบ้านลำพูน