quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Grumixama que eu vou! Coluna do Paladar. Edição de 03 de novembro de 2016


Hoje tem coluna do Paladar.  Tá no jornal impresso, no blog do caderno e aqui, a versão completa. 

Grumixama que eu vou! 

Já tentaram chamar a Eugenia brasiliensis de cereja-da-mata-atlântica com a alegação de que grumixama era nome complicado para uma fruta tão delicada. Não pegou. Cereja não é fruta nossa e ainda nomeia várias outras nativas e exóticas, como cereja-do-rio-grande, cereja-de-joinville, cereja-das-antilhas, cereja-do-mato etc. Não precisamos de mais cerejas – todas assemelhadas apenas pelo formato e tamanho. Pior que nome difícil é aquele que desqualifica uma fruta deliciosa como a cagaita do Cerrado só porque um tal de Jacques Cambessèdes resolveu batizá-la de Eugenia desinterica certamente depois de ter comido uma fruta caída e muito fermentada ou, quem sabe, uma paca faisandée demasiadamente. Esta fruta, sim, merecia por direito um outro nome, mas a grumixama não.

Nome indecifrável é só a gente fragmentar e criar regras mnemônicas. Dê, por exemplo, o apelido de Gru ao amigo que mais te liga e pergunte e responda pra si mesmo quando o telefone tocar: quem me chama? Claro, Gru me chama. Infame, eu sei, mais se funcionou pra mim, tenho certeza que nunca mais esquecerá o nome da fruta.

Murtinhos e cerejas eram as referências europeias frequentes para nossas frutas pequenas, mas todas já tinham nomes indígenas e sou a favor de mantê-los. Com o tempo virou grumixama, tendo como origem guamichã ou guamixã, que, em tupi-guarani, significa fruta que gruda na boca. Nunca vi grumixama colar como a mangaba ou o abiu, mas vai saber como eram as variedades antigas. Hoje, gruda só o sabor delicioso que a gente não quer esquecer nunca mais. Outros termos encontrados são “comichã” ou “comixa”, como registrou Pero de Magalhães Gandavo, entre os séculos 16 e 17. Em 1587, no seu Tratado Descritivo do Brasil, a árvore de folhas brilhantes e coriáceas está descrita assim: “há outra árvore como laranjeira, que se chama comichã, a qual carrega todos os anos de umas frutas vermelhas, tamanhas e de feição de murtinhos que se comem todas lançando-lhes fora uma pevide preta que têm, que é a semente desta árvore grande que dá fruto do mesmo nome tamanho como cerejas, de cor vermelha, e muito doce [...]”. Nunca vi grumixama de sementes pretas, mas, vá lá, é a própria. E em 1618, em Diálogos das Grandezas do Brasil, volta a exaltar a “comixa, fruta miúda, a feição de murtinhos” e lastimava que brasileiros mantivessem esta e outras frutas como “agrestes, espalhadas pelos matos, as quais, se forem cultivadas, se avantajariam em bondade e gosto." Lá isto ele tem razão. Que continuem silvestres, mas que também cultivemos nas roças, nos quintais e nas praças.

O fato é que é tempo de grumixama. Nunca esqueço da minha primeira grande colheita, uns três quilos, junto com a amiga Veronika e seus filhos pequenos, numa rua do meu bairro. O ano era 2011, mês 11 e dia 11. Então guarde esta data, pelo menos em São Paulo, em 11/11 as grumixameiras estão carregadas e a gente deveria sair por aí comemorando, alardeando: é tempo de grumixama! É tempo de muita luz, de flores, de chuva, de calor, e de grumixamas!
Se descer na estação de metrô clínicas, vai ver, entre uma entrada e outra, várias árvores nos jardins da faculdade de medicina da Usp jogando seus frutos na calçada da Doutor Arnaldo. As folhas das árvore são tão brilhantes e os brotos tão vermelhos que às vezes as pequenas frutas, do tamanho de jabuticadas, parecem camufladas. Lá no alto, então, a gente mal enxerga. Mas o chão costuma ficar forrado. Colha todos os frutos caídos que vir por aí, plante as sementes e vamos povoar nossas cidades de grumixamas.

Por que tanta euforia? No dia em que provar uma, vai me dar razão. O sabor é uma reunião familiar das melhores mirtáceas: feijoa, goiaba, pitanga, araçá, uvaia e jabuticaba. Pode chegar ao tamanho e à cor da jabuticaba com a vantagem de a pele ser mais fina, mastigável e menos tânica, enquanto as sementes são como as de pitangas, soltas da polpa. Há grumixamas amarelas, mas vejo pouca dela por aí.

Se o pretexto para o não cultivo de outras frutas brasileiras, como pitanga, cereja-do-rio-grande, araçá-boi e uvaia, por exemplo, é a fragilidade do transporte, já adianto que no caso da grumixama a desculpa não se aplica, pois tem a pele relativamente mais firme, quase como a da jabuticaba. E nesta época do ano deveria estar em todas as quitandas, feiras e sacolões no lugar daquelas caixinhas de blueberry, cerejas e framboesas importadas. Sua safra se estende até o final do ano e bem que ela poderia ser nossa cereja de Natal.

Se você não conhece a fruta que já foi tão comum na Mata Atlântica, se ela não é encontrada no mercado nem nos cardápios de restaurantes, se você não conhece a própria biodiversidade do bioma porque está desaparecendo com o desmatamento das encostas, tudo isto já é motivo suficiente para o movimento Slow Food considerar a fruta como bem a ser preservado no projeto chamado Arca do Gosto, que tem a missão de identificar, catalogar e divulgar produtos em risco de extinção de produção e/ou de consumo.

São quase 100 produtos abrigados pela Arca e para ajudar a divulgá-los, fazê-los conhecidos, a Aliança dos Cozinheiros do Slow Food Brasil organizou um festival, que vai até este próximo domingo, dia 06, reunindo vários chefs conhecidos de São Paulo que estão usando alimentos da Arca. São muitas atividades entre almoços, jantares e oficinas, sendo que a grumixama fechará o evento em grande estilo, na Bienal de São Paulo, na obra Restauro, de Jorge Menna Barreto, reinando no prato do dia feito por Neka Menna Barreto, Fabiana Sanches e Daniela Lisboa. Ainda dá tempo. Veja toda a programação no site do movimento: http://slowfoodbrasil.com/festival-arca-do-gosto2016#programacao

As frutas fazem uma geleia perfumada e um xarope de cor rubra estonteante para ser usado em refresco ou drinque – muito melhor que aquela bebida amarga de coloração artificialmente vermelha. Mas o melhor mesmo é comer a fruta ao natural, seja sozinha, sobre o sorvete, iogurte, cremes de todo tipo. Ainda que ela entre no preparo, não deixe de apresentar uma fruta inteira que seja – e verá que nenhum prato feito com ela será melhor que a própria fruta, tão completa em sabor. As sementes? Ah, as sementes a gente pode tirar da boca como tiramos as de azeitona e de cereja. Que mal tem?

Por isto, minha receita não é receita, é só uma mistura de creme de leite fresco batido com iogurte natural, suspiros e frutas nossas como pitangas e grumixamas, ambas inteiras, com uma calda de uvaia. E, tchau, porque na rua de baixo uma árvore carregada de felicidade me chama e é pra lá que eu vou.

Nota: se não conseguir uma semente para germinar e quiser uma muda já grande para plantar no seu quintal, calçada ou numa praça deserta perto de você, peça para o Edilson ou Gustavo Giacon, do Viveiro Ciprest, que eles têm mudas - da roxa, da amarela e até de um tipo arbustivo que vai bem em vasos. E o melhor, eles mandam por correio. www.ciprest.com.br .



Suspiros com creme, iogurte, grumixama e frutas tropicais

Bata na batedeira 1 xícara de creme de leite e meia xícara de iogurte natural, ambos bem gelados, até obter a consistência cremosa, com picos.

Cozinhe 10 uvaias inteiras cobertas de água, até secar a água, passe por peneira grossa para reter as sementes, junte 2 colheres (sopa) de açúcar e volte ao fogo para apurar. Espere esfriar.

Na taça coloque creme, suspiros prontos a gosto, pitangas, amoras e grumixamas inteiras a gosto e, por cima, espalhe um pouco de calda de uvaia.

5 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Neide! Linda matéria realmente um fruto delicioso e versátil.
A forma como você escreve dá água na boca, muito bom.
Grande abraço,
Ana Maria Tomazoni

anôanimo disse...

Na minha casa tinha um pé e a gente chamava a fruta de maria pretinha. E assim ficou. Era uma delícia.
Hayrton

prof coruja disse...

Serei sempre um plantador e distribuidor de sementes desta, entre outras nativas...Grumixama, Cereja-do rio grande, cambucá, cabeludinham etc
Muito bom o texto...

Gabriella Pizzo Chef disse...

muy hermosas, felicitaciones

Luis Santos disse...

Tem uma grumixameira aqui no Brooklin Novo, na rua Indiana!