sexta-feira, 15 de julho de 2016

PãoNaCity: um como-trato sobre fermentação natural


Não, você não leu Pancnacity. Agora é também PãoNaCity. De tanto me pedirem no instagram pra mostrar como eu faço meus pães, resolvi fazer esta oficina para mostrar como trato o assunto fermentação natural aqui em casa, no bairro City Lapa, em São Paulo. Sem mistérios, com improvisações, intuição e aproveitamentos. O anúncio no instagram demorou só um dia e tive que excluir ou não daria conta de responder a tantos interessados. Foram apenas 6 vagas de manhã e este mesmo tanto à tarde. Foi divertido e acho que consegui facilitar um pouco a vida de quem achava que ter levain em casa era só mais uma fonte de estresse. Não sei quando será a próxima turma - quando me der na telha, quando a agenda permitir  - mas espero ter tempo de divulgar aqui também. A primeira turma contou com Ailin Aleixo, que tirou esta linda foto do pão de abóbora com passas e beterraba; com os cozinheiros do restaurante Brasil a Gosto, Thiago e Karina e pessoas abertas que além de virem aprender também trouxeram mais informações sobre o assunto. No fim, é sempre uma deliciosa troca. E pão é pra partilhar. 

Foto roubada do insta da Ailin Aleixo 



Turma da tarde, com a amiga Lili segurando as bacias! 

Um pão! 

Fazendo testes com farinhas de marcas diferentes para
avaliar a qualidade do glúten

A turma um! (uma pessoa escondida porque matou o trabalho)

Antes da oficina, o  levain estava que não se aguentava em si 

Aos interessados: não respondam aqui como comentário, mas escreva para neide.rigo@gmail.com e eu aviso quando decidir uma data.  Se quiser formar uma turma de 6, também está valendo. 

Um comentário:

Flá Gontijo disse...

Neide, quando te der na telha esse curso pode ser aqui.