quarta-feira, 3 de junho de 2015

Favas brancas com orelhas de porco

Adicionar legenda
Mesmo quando fico só um dia na casa dos meus pais, saio de lá com a recordação de dois ou três pratos apetitosos que vão ficando na saudade quando chego em São Paulo.  Claro, a gente pode fazer igualzinho por aqui,  mas não tem a fumaça do fogão à lenha, a pimenta colhida no quintal e tantos outros fatores que entram ali como temperos.

Quando cheguei lá, vários pedaços de carne bovina e suína estavam penduradas em ganchos sobre o fogão, recebendo durante todo o dia o calor manso e a fumaça perfumada da lenha que queimava. Orelhas e rabos de porco e a carne bovina estavam ali pra virar carne de fumeiro que iria para a feijoada do outro dia.  À noite as carnes são recolhidas. Por isto, a orelha que minha mãe usou na favada não era aquela que defumava, mas poderia. Usou, sim, orelhas frescas mas que salgou um dia antes e deixou na geladeira e não senti falta das defumadas. Fica uma delícia, acredite. Orelhas são crocantes por dentro e gelatinosas por fora.  E servido assim, com arroz recém-feito,  umas rodelas de laranja do quintal, pimentas e alho em picles e refogado de orelha-de-padre da cerca, é pra comer sorrindo e agradecendo muito.

Deixo aqui a receita, pois.

Favas brancas com orelhas de porco

500 g de favas brancas (feijão-de-lima) deixadas de molho um dia antes
4 orelhas de porco bem limpas, secas e temperadas com 1 colher (sopa) de sal um dia antes e deixadas na geladeira
1 colher (sopa) de óleo
3 dentes de alho socados
1 gomo de linguiça calabresa ou portuguesa
1 colher (chá) de cúrcuma (açafrão-da-terra)
4 colheres (sopa) de salsinha picada

Escorra a fava, cubra com água limpa e leve para cozinhar em panela de pressão por 20 minutos. Abra, veja se está cozida e reserve (não deixe faltar líquido - se precisar, complete com água fervente para que as favas fiquem imersas). Lave bem as orelhas e corte em pedaços. Também em panela de pressão, refogue o óleo com o alho. Junte as orelhas, o gomo inteiro de linguiça e a cúrcuma. Mexa bem e junte água que cubra. Tampe a panela e cozinha a orelha por cerca de 20 minutos ou até ficar macia. Junte a fava reservada, corte a linguiça em rodelas e devolva à panela, e cozinhe por mais 10 minutos. Prove o sal e corrija, se necessário. Por fim, junte a salsinha picada e sirva.

Rende: 8 porções


5 comentários:

César disse...

Oi Neide
Onde posso comprar mudas ou sementes de orelha de porco?
Um abraço
Antonio César

César disse...

Oi Neide
Desculpe. Retifico: quero saber onde posso adquirir mudas ou sementes de ORELHA DE PADRE
Antonio Cesar

Unknown disse...

Muito interessante o blog
Parabéns!

FLAVIO AGAZZI

Luma Rosa disse...

Oi, Neide!
Existe algum outro tipo de fava? Compro sempre que viajo para o Sul de Minas e elas espumam. Por isso me disseram que temos que aferventar e ficar trocando de água até que a espuma suma. É isso mesmo?
Gratíssima!!

Neide Rigo disse...

Luma,
algumas favas são mais amargas e precisam ser fervidas várias vezes. Algumas são mais mansas, sem amargor e princípios tóxicos e basta um demolho. Esta que minha mãe fez não tinha espuma ou amargor.