terça-feira, 15 de novembro de 2011

Suco de manga verde com capim-cidreira

As praças por aqui estão carregadas de manga verde. Sempre que passo por elas, colho algumas para um suco. Sei que não farão falta aos periquitos que não deixam sobrar uma só manga madura.  Para ficar bem verdinho e com  um toque cítrico, bati junto com o suco capim-santo ou capim-cidreira. 



É como uma limonada. A manga verde confere sabor e acidez e você pode usar a quantidade que quiser depende do que espera do suco - mais ou menos ácido, com a vantagem de não ter adstringência nenhuma. Quatro mangas pro litro, por exemplo.  Então, basta bater tudo no liquidificador, incluindo uns dez ramos da erva, coar de preferência em pano fino, adoçar a gosto,  juntar muito gelo e glupt! 

Veja também:

7 comentários:

Paula disse...

Tem um ar fresco e delicioso!

Mariangela disse...

pois fomos dar uma de Neide no parque aqui e Rui subiu num pé de limão lotado para colher alguns e foi advertido por um passante que passou o maior sabão,sem contar vários olhares de reprovação de outros moradores.Depois desta nada de colheitas por aqui hahaha ,e as laranjeiras das ruas também já estão cheia de frutas mas agora caiu a ficha que ninguém toca.Por que será? Acho que não faz parte do hábito local,uma pena!!!Beijos!!(depois ainda aguentei o mau humor do Rui pois eu o levei ao "crime" kkkkkkk)

Neide Rigo disse...

Paula, é, sim, bem refrescante e gostoso.

Mari, mas também o Rui não deve ter sido nada discreto. Imagino que os espanhois devem ter pensado: só podiam ser brasileiros. Não contem que são meus amigos, por favor.

Beijo, N

Marcinéia disse...

Foi ver esse suco e imediatamente fui prepará-lo. Adorei, ou melhor, todos aqui adoramos.

Chris L. disse...

Neide, oi! eu eatava mesmo comentando com minha filha sobre mangas verdes: nunca me atreivi a experimentar por tewr ouvido que poderiam fazer mal. Que bom que é boato! Outro dia fiquei sabendo que se pode comer as flores da Yucca, daquela planta que dá cachos de flores brancas. Podem ser comidas cruas em saladas ou refogadas.Vc já experimentou?

Neide Rigo disse...

Marcineia, viu que gostoso?

Chris, não faz mal algum. Quanto à flor de iuca, são deliciosas. Já postei aqui: http://come-se.blogspot.com/2009/04/iuca-e-o-que-e-vela-de-pureza-para.html

Um abraço, N

Anônimo disse...

Já conhecia o uso da manga verda para compotas e também para comer in natura com sal. Mas a novidade do Suco de Manga Verde foi aprovadíssima em casa, inclusive pelas crianças. Fiz uma versão com folhas de pitanga. Ótima. Vou provar com capim cidreira. As possíbilidades são muitas.