sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Bixa orellana - urucum



10 comentários:

zezé disse...

Neide, estou muito curiosa com um artigo que li, que dizia que a Princesa Isabel era louca pelo fruto da Costela de Adão, falam que ele é delicioso, inclusive foram plantados vários exemplares de Costela de Adão no Jardim Botânico do Rio só para ela. Você sabe dizer se é isso mesmo? Se fôr, vou querer provar.... Beijos.

Leila disse...

Bom dia Neide pensei que teriamos a brincadeira do o que é o que é adorei tentar adivinhar, que tu tenhas um otimo fds bjos...

Pequi disse...

Lindas fotos, vc tem bom gosto.

António Pereira disse...

Boa noite, Neide!
O blogue http://acordo-ortografico.blogspot.com poderá ter interesse para os seus leitores: inteiramente dedicado à reforma ortográfica, disponibiliza muitos documentos audiovisuais, reflexões, informações (vários guias) e instrumentos para a ação.
Um abraço desde Lisboa.
Prof. António Pereira

Anônimo disse...

Que fotos lindas! :)
Bjs Leticia

Cristina disse...

Neide, quando criança, brincáva-mos de "pintar" as unhas, usando o urucum como esmalte!
Coisas da infância, que é bom lembrar!!
Um abraço...

CRISTINA disse...

Olá Neide
O urucum contém um pigmento que é solúvel no óleo. Eu coloco meia chícara de sementes inteiras no óleo de preparar os alimentos (soja, milho, girassol...) Depois de alguns dias o óleo fica com um colorido espetacular.
Beijos
Cris-RS

Neide Rigo disse...

Zezé, o fruto da Deliciosa monstera é comestível, sim. Desde que bem maduro. Agora, quanto à história, tenho que pesquisar mais.

Leila, neste caso nem teria graça, pois quem não conhece um fruto de urucum? É que abri este e estava tão lindo. Não resisti e fotografei.

Pequi e Letícia, o urucum agradece.

António, obrigada pelo link!

Cristina, eu pintava os lábios e a bochecha.

Cris, obrigada pela dica. Eu já dei várias receitas no Come-se. É só digitar urucum aí no campo de busca. Tem o óleo aqui: http://come-se.blogspot.com/2008/04/urucum-colorau.html, mas tem também o urucum líquido usado no Norte, o colorau em pó, cremes com urucum etc.

Um abraço, n

Anônimo disse...

Neidinha vc está no facebook tb? Entra lá muito bom. Beijos

KatiaA

Cláudio Gonzalez disse...

Adoro gente que vê poesia nas pequenas coisas da vida. Estas fotos estão repletas de beleza e poesia. Lindas. Obrigado por dedicar seu tempo para alimentar a nós, leitores anônimos, com este carinho.