sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Boa safra de amoras em São Paulo


Na Lapa,

na Vila Madalena
E na cidade toda. São Paulo está rubra de amoras. Se você não tem o hábito de olhar pra cima, olhe ao menos para o chão. Manchas arroxeadas irritam os obstinados pela limpeza das calçadas, mas daqui a alguns poucos dias, quando as frutinhas vão estar no ponto certo de maturação, suculentas e doces, darei minha contribuição preventiva, evitando, assim, mangueiras de água em fúria contra a sujidade amorífera. Com ares de deserto, nada de desperdício de água, certo?. Aliás, parece que a secura dos dias tem sido benéfica para a doçura dos frutos. Tenho experimentado amoras de diferentes plantas e todas estão mais doces e graúdas que no inverno passado.

16 comentários:

Lany disse...

Em Brasília tb estamos com amoras... coloquei fotos ontem na varanda ...amei saber das suas amoras em SP. Soube que no RJ aindas estão verdes... quem sabe não traçamos o mapa da amora no Brasil? Risos

Eu amo amoras.

Bjkas

@llacerdaa disse...

Que lindo!

Anônimo disse...

Estou aguardando a hora de colhê-las e fazer geléia, ou uma Blackberry Cobbler da Pioneer Woman, fiz ano passado,ficou bom! Esse ano vou amassar de leve as amoras.
E os moranguinhos do mato, Neide?as Rubus rosifolius,já escreveu sobre elas?Tenho uma moitinha em casa.Esse ano estou congelando e juntando.
Seu blog é bom,muito bom!
neusa

Recanto da Lu disse...

Menina vc é demais, tem uma criatividade incrivel, não sei de onde tira tantas coisas, adorei a ideias das folhas de pitangas, mora na Vila Maria, e por aqui tem muitas, inclusiva na rua.
bjs.

Magali Geara Penna disse...

... que fotos lindas....

mari disse...

No Rio estão maduras, sim!!! Essa semana parei em copacabana e saí de lá com o carro roxinho de amoras...ai ai...não sabia se reclamava ou se tentava pegar alguma....

Anônimo disse...

Peguei uma varinha de uma amoreira e plantei em um vaso,durante um bom tempo.Dava algumas frutinhas. Minha irmã ficou com pena e a plantou no jardim.Agora somente os passarinhos comem.

Unknown disse...

Falando de amoras quero falar de jabuticaba...dá para dar uma receita para fazer 'passas' de jabuticaba?

Gilda disse...

Não consigo entender como você colhe amoras, pitangas, uvas japonesas, tudo na rua. Tenho estas árvores na minha casa aqui em Ubatuba e não consigo pegar quase nada. Os passarinhos picam até antes de madurar, derrubam, tem abelhas, maribondos.... Acho que vou para Sampa colher nas ruas como você e deixo as minhas para a passarada.

David Ramos disse...

Amora faz parte da minha infancia e sempre... ainda mais que tem muitos pés por aqui perto!!

Bolo de chocolate banhado com calda de amoras é tudo de bom, meus filhos que o digam.. nessa época faz parte da 'merenda'

Abraços fessôra!! bom fim de semana

clau disse...

Ah que beleza!...
Por aqui tb é tempo de amoras silvestres.
Muuuito boas e, melhor ainda, gratis!
O unico problema disto é o de ficar com os braços feridos na tentativa de colhe-las.
E terminando por compreender, e bem, a tal da estòria da Bela Adormecida, que teve seu castelo cercado e coberto por seus espinhos inexpugnaveis! rss
Boa semana, Neide!

Anônimo disse...

Olá,Neide. No Ceará num tem disso não!!
Nada de amoras, mas.....cheio de flores de Caju, maturi(castanha com o cajuzinho crescendo) E CAJU!!
Aqui,vOCÊ COM CERTEZA FARIA belas fotos e muitas receitas.
bom fim de semana ,cheio de Fartura!!
Cristina

Nina disse...

Ah, delícia!
A minha amoreira fui eu que plantei, hoje minha filha colhe as frutinhas. coisa mais linda:

http://meninadecachos.blogspot.com/

Bjo

ze disse...

"se tiveres fé como um grão de mostarda diríeis a esta amoreira transplanta-te par o mar e ela o faria" evangelho - ahi as frutas plantas são como sentidos do jardim que seria a pessoa mesma, semeada de verbo.

georgia bastos disse...

aki em casa as amoras também já estão virando suco diários para aplacar a segura e o calor ....e eu na espera por novidades amiristicas heheheabraço grande querida e p.s.: ai como gostaria de estar indo para fartura também .....

Isaac Kojima disse...

Olá.
Agora estou sempre andando com um pote para recolher amoras, para mais tarde, fazer geléias. Já conseguir fazer algo tem torno de 5kg de geléia (teve um dia que consegui colher cerca de 3kg de amoras).
Anyway. O pessoal que quiser saber onde tem amoreiras, pode procurar aqui.http://maps.google.com.br/maps/ms?hl=pt-BR&ie=UTF8&source=embed&msa=0&msid=101547102544380257679.00047a3a0856d83ab3125&ll=-23.559581,-46.701336&spn=0.07726,0.108662&z=13

E quem souber onde tem amoreiras, pode colaborar também.Se tiver algum problema, tem um tutorial no meu blog:www.onivoro.com.br/2009/12/08/arvores-frutiferas-na-cidade/