quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

MANIAS, FOGÕES E VELHARIAS


Foto emprestada pela Anna Diniz, da Do Design
Mania pouca é bagagem e eu já falei aqui de algumas delas. Coisas que costumo juntar e acabam virando um grupinho coeso. Pilões, máquinas de costura, balanças, chaleiras e botões. E fogões velhos. Eu disse antiguidade? Não, velharia mesmo, aqueles de meio século. Mas estes estão na categoria “gostaria, mas não devo”. Já bastam as máquinas de costura que não tenho onde por. Nem falaria deles aqui, para não fomentar a mania, mas eis que a Anna Diniz, da
Do Design, me manda, mesmo sem saber da minha inclinação pra coisa, estas duas fotos de um fogão sensacional. “é no norte de Mato Grosso, um municipio chamado Carlinda; a comunidade faz parte de uma cooperativa orgânica muito interessante; a comida? dos Deuses!”.


Vejam a criatividade do professor Pardal, como ela mesma chama o arquiteto da obra. Usou a lataria de forma engenhosa como molde para o cimento.
Bem, minha última aquisição foi um fogão velho, que apodrecia no depósito de cacarecos lá em Fartura. Gastei um dia desmontando, areando, lustrando. E fui aqui em São Paulo a umas bibocas comprar botões novos. Pra quê? Sei lá, tem gente que gosta de carros, outras gostam de fogão. Ou um dia posso ter uma idéia brilhante como a do engenheiro de Carlinda.


Um dos três fogões da casa da minha mãe - este é pra cozinhar na varanda, assessorando o fogão de lenha.
Este é o fogão Brasil, que "reformei".
Queridinho da mamãe, do casamento da minha sogra. Não vendo, não dou, não troco. Fica na minha cozinha, no sítio.
Quanto tempo mesmo dura hoje um fogão Brastemp, Consul, GE?

12 comentários:

Agdah disse...

Lá no sítio, tem um desses, da última foto. . Foi lá de casa e minha mãe usou e abusou até não quere mais. Por causa do salitre em SSA, o pobrezinho não se encontra em tão boas condições quanto o seu.

Carlos Alberto de Lima disse...

Esse do casamento (o mais embaixo) é um Junkers?

Voltei uns cinquenta anos e pra casa da minha tia...

Unknown disse...

Ahhh, ainda vou ter um quase industrial e um a lenha! E de lambuja minha hortinha. Só que antes, preciso me mudar para um casa... =/

Marizé disse...

Meu grande sinho é vir a ter um fogão de lenha.

Adorei conhecer os seus "meninos".

Beijocas

Ana Canuto disse...

Olá Neide.
Bem, o último fogão é o da minha infância pois foi também o fogão "de casamento" da minha mãe que quando ganhou um Cônsul, doou para minha avó.

Quanto a comentar sua mania por máquinas de costura, eu espero ver um post sobre elas, pois....tchan tchan tchan tchan...também tenho histórias a respeito.

Mas, já que este trata de fogões, não deixe de visitar este site e ver o arquivo de fotos sobre cozinhas.

Você vai ver que belezuras: antigos, velhos, bonitos, românticos, saudosos enfim...

www.zaidasiqueira.com.br

Abração da Ana.

Anônimo disse...

que lindos Neide,adoraria poder fazer um a lenha aqui em casa mas infelizmente não tenho espaço,quanto a juntar coisas,ando o contrário, querendo me desfazer delas, cansei de juntar tanto objeto,beijo!

Fer Guimaraes Rosa disse...

Neide, que colecao maravilhosa! Eu reconheco a maioria deles, que passaram pela minha casa ou pela casa de alguem que eu conhecia. Preciosos, verdadeiro tesouro! um beijo,

Katia Mine disse...

Neide,
Adorei tudo isso.
uma preciosidade.
bjos

Anônimo disse...

O link para o site da DoDesign está errado. Está aparecendo no seu texto http://www.blogger.com/www.dodesign-s.com.br

parece que faltou o famigerado http:// antes do www deles
;)

bjs, tereza

Neide Rigo disse...

Obrigada, Tereza,
já arrumei.
um abraço,
Neide

Anônimo disse...

onde consigo peças para o fogao brasil obrigado f 983 79 287 vladmir

Unknown disse...

ONDE CONSIGO O BOTÃO BRANCO COMPLETO QUE ESTA NA FOTO?LUCASSTENGER@GMAIL.COM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-487561735-fogo-02-bocas-eletrico-marchesoni-antigo-cook-top-_JM