quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Mulligatawny


Quem gosta de cozinhar e comer não pode ouvir uma conversinha sobre o assunto que vai logo fuçando nos livros e no Google na primeira oportunidade. Eu tenho tanta coisa acumulada para pesquisar que vou anotando para não esquecer. Às vezes desobedeço a ordem e passo algumas dúvidas na frente. Foi o caso do Mulligatawny (algo como muligatôni). Nunca tinha ouvido falar dela, embora agora me pareça tão familiar. Foi a propósito do frio que fez esta semana, que Maria Helena comentou comigo sobre a sopa anglo-indiana. Ao telefone fui advinhando o jeitão e o cheiro. Pedi para soletrar o nome. E como adoro temperos indianos e o frio estava pra sopa, logo estava eu mergulhada numa infinidade de versões para o mesmo tema. Aqui vai a minha, com frango, salsão, maçãs, parecida com a descrição que recebi. Mas aceito sugestões, já que não tinha nenhum parâmetro para comparar. Só sei que ficou quente, aromática, saborosa.

A receita
Ingredientes
3 dentes de alho amassados
1 colher (chá) de cuminho e 2 dentes de cravo tostados e triturados juntos
1 colher (sopa) de pó de curry
1 colher (chá) de cúrcuma
1 fatia de gengibre amassado
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes, picada
4 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola grande, picada
2 cenouras picadas
2 talos de salsão (aipo) picados em quadradinhos
1 alho-poró grande, picado
2 litros de caldo de galinha caseiro (cozinhe por 1 hora carcaça de galinha com água, rodelas de cebola, feno-grego, salsa, alho, manjericão, pimenta branca e coe)
Sal a gosto
2/3 de xícara de arroz
2 peitos de frango sem pele e sem osso picado em cubinhos
2 maçãs verdes descascadas e picadas em cubos
1 copo de iogurte natural
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 xícara de leite de coco (melhor) ou creme de leite (para quem gosta)
Salsa picada a gosto
Amêndoas picadas e tostadas na manteiga, a gosto

Modo de fazer
Combine o alho com o cominho e cravo, curry, cúrcuma, gengibre e pimenta. Derreta metade da manteiga e refogue nela a cebola e os temperos. Junte a cenoura, o salsão e o alho poró e misture bem. Adicione o caldo de galinha, tempere com sal e deixe cozinhar por 30 minutos. Junte o arroz e cozinhe por mais 15 minutos. Se for preciso, junte mais caldo ou água quente. À parte, numa frigideira antiaderente, aqueça a manteiga restante e junte os cubos de frango. Tempere com sal a gosto, deixe dourar de todos os lados e coloque-os na panela da sopa junto com a maçã e o iogurte. Cozinhe por mais 10 minutos. Adicione o leite de coco (ou creme) e o suco de limão. Prove o tempero e corrija, se necessário, adicionando mais curry, sal ou pimenta a seu gosto. Sirva bem quente com salsinha e amêndoas tostadas.

Rende: cerca de 8 porções

2 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Google--o oraculo! Como viviamos sem ele, nem me lembro mais! ;-))

Sua adaptacao ficou otima. Estou acumulando essas receitas boas pra dias frios, pra poder fazer daqui a uns meses.

bjos,

Eli disse...

Delícia!!