terça-feira, 14 de outubro de 2014

Ovos na panela de barro

Aprendi com dona Joana, de Uauá, que lugar de ovos é na panela. Fomos à casa de uma produtora rural de nome Bela e chegamos na hora da cocada. Ela disse que o doce estava esfriando e fiquei sonhando com uma cocada de coco. O inusitado seria pelo coco, que é pouco ali no sertão. Quando Bela apareceu com a forma cheia e foi cortando o doce liso, fiquei buscando indícios crespos de coco. Foi aí que fiquei sabendo que cocada é qualquer doce de corte, com ou sem coco. Doce de mamão, por exemplo, é cocada. Doce de leite bem lisinho é cocada também. 

Próximo aprendizado: sobre ovos. Perguntei se tinha ovos porque queria fotografar. Nas comunidades, sempre há um ovinho para comer com o cuscuz que muitas vezes ainda é feito com milho no pilão. Sim, tinha ovos. Bela disse que colocaria num prato de vidro, pra ficar bonito. E eu querendo uma baciinha daquelas de alumínio alumiando, amassada, quase furando, com as bordas cortadas pelo uso. Ou um daqueles pratos de ágata bem batido, ou ainda, quem sabe, um prato de louça bem lascado. Mas, que nada, Bela que gosta de tudo bonito, me deu um prato de vidro intacto e eu, claro, aceitei, agradeci. No fim, o tal do prato transparente nem ficou mal na foto, fantasiado pela luz do sertão que o projetou na superfície de madeira como um mandala iluminada. 

Dona Joana, porém, já sabendo meus gostos, foi procurando com os olhos um suporte mais rústico e logo soltou:  - Ah, pois, aqui está a panela de barro, porque o certo mesmo é guardar ovos em panela como esta, que conserva os ovos fresquinhos. - E completou: - Aliás esta panela era minha!  (tinha dado a panela justo pra guardar ovos). A foto nem saiu boa, pois era muita panela pra poucos ovos, mas o que parece uma bobagem, mudou pra sempre meu jeito de guardar ovos. Assim como alhos, ovos gostam da frescura do barro, conservando-se assim fora da geladeira por mais tempo. Usei, para os ovos caipira de Piracaia, a panela de barro que ganhei dos amigos Hermano e Manuela, de Fortaleza. 

Se quiser aproveitar a dica, depois me conte se deu certo. 

E de lá da caatinga, outros ovos de capoeira, como se diz no sertão daqueles que conhecemos por aqui como ovos de galinha caipira:





9 comentários:

marcos disse...

Jfjfjffjfjfjfj

Silvana Cordeiro de Lima disse...

Tenho duas panelas de barro lá em casa e vou utilizar uma delas para guardar ovos. Adorei a dica! sem contar que fica bem bonito! abraço Neide.

juju gago disse...

gostei da dica. Mas não tenho panela de barro. Acha que panela de pedra funcionaria bem também?

sempre que a conversa são ovos, ou mesmo sempre que os cozinho, penso neste texto:
http://claricelispector.blogspot.com.br/2007/11/o-ovo-e-galinha.html
maravilhoso!

um beijo
Ju

Anônimo disse...

Tenho uma panela de barro linda que nem essa sua... mas tenho é medo de guardar ovo fora da geladeira aqui no calorão do Rio! D'certo isso? Dura quanto?
E o alho, vc guarda aberto ou fechado?
Taís

Unknown disse...

Belo texto, como sempre.

Anônimo disse...

Oi Neide, que dica boa essa da panela de barro, além de ser um charme a mais na decoração da cozinha.

Queria compartilhar esse filme sobre produção orgânica no Brasil. Você conhece? Achei interessante pois mostra o que cada bioma produz de diferente.
https://www.youtube.com/watch?v=vuDa_NuLkT8

Um abraço,
Beatriz M.

(é a primeira vez que comento, dá vergonha dizer isso, já que te acompanho há 7 anos. Aproveito então pra te parabenizar pelo blog que é sempre tão instrutivo e agregador, com seus 'causos' curiosos e receitas geniais! Obrigada por compartilhar!)

Unknown disse...

Que boa dica! vou guardar os ovos em uma panela dessas também!!

graça leopardi disse...

Ola Neide, Gosto muito do seu site. Aprendo muito de comida e de delicadeza.
Lendo sobre a cocada sem coco, lembrei-me de Salvador, quando descobri no tabuleiro da bahiana a cocada de amendoim...
abraços Graça

Unknown disse...

Amei ...eu sempre tive essa duvida por isso pesquisei a respeito ...amei o jeitinho nosso de ser do interior...